“Chuveiro Inteligente” para diminuir gastos e desperdício

Durante um banho de 15 minutos são gastos, em média, 135 litros de água, além da energia para o funcionamento do chuveiro. Com o objetivo de reduzir o consumo e o desperdício, um grupo de estudantes do do Colégio Sesi, de Bandeirantes (PR), criou o projeto “Smart Shower”, o chuveiro inteligente.

O trabalho apresentado durante a FIciencias 2019 consiste em um aplicativo que é conectado ao chuveiro e possibilita programar o desligamento automático depois de um determinado período. “O aplicativo está conectado ao arduino, que está conectado à bomba de água e passa por sensores de vazão e de corrente elétrica”, explica o estudantes Roberto Mauro Junior.

As informações coletadas pelos sensores são transferidas para o aplicativo, que permite ao usuário ter acesso ao consumo tanto em quantidade de litros, quanto em valor monetário. “Temos uma estimativa que se uma família de 4 pessoas reduzir o tempo do banho em 10 minutos, essa família vai economizar por mês R$ 215”, explica.

O projeto está sendo desenvolvido há cerca de dois anos, sendo apresentado em vários eventos do Brasil e com boas perspectivas para o futuro. “Recebemos um subsídio de R$ 5 mil para transformar o nosso produto em empresa. Também queremos trabalhar para locais que vendem tempo de banho, como o caso de postos de gasolina, por exemplo”, cita. Além de Roberto, participam do projeto os alunos Victor Augusto Marcili e Gabriel Tsurushima, que foram orientados por Felipe André Fagundes Ferreira e Anália Maria Dias de Gois.