Alunos argentinos apresentam estudo de caso na FIciencias

Únicos representantes da Argentina na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), um grupo de estudantes do Instituto San Jose, de Eldorados – Misiones, trouxe para o evento os resultados da pesquisa “¿Ayuno o Desauyno? Estudio de caso”. O objetivo do trabalho foi abordar a influência do desjejum (desayuno) no desenvolvimento físico e intelectual de alunos do ensino médio da instituição.

Por se tratar da primeira alimentação após o período de jejum durante o sono, o café da manhã é considerado por muitos especialistas como a principal refeição do dia. Para crianças e adolescentes, ingerir uma dieta balanceada logo ao acordar é essencial para garantir energia necessária para desenvolver as atividades cotidianas e ajudar no aprendizado.

Pensando nisso, os alunos Franco Varela, Nicolás Facundo Aguero e Lara Moschner, do 4º ano do Secundário (Ensino Médio), aplicaram uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de 220 colegas do Instituto San Jose, com idades entre 12 e 18 anos. A ideia, era conhecer a porcentagem de estudantes que tomam café da manhã regularmente, e quais o níveis de conhecimento sobre a importância dessa prática.

O resultado surpreendeu apontando que 77,3% dos entrevistados come no período matutino e, apenas 22,7% não se alimenta. Entretanto, identificou-se que mesmo os que habitualmente se alimentam pela manhã “não possuem conhecimentos básicos sobre nutrição, nem preocupação com alimentação adequada e saudável”, explicou Nicolás.

A pesquisa completa e a metodologia utilizada estão disponíveis no espaço “Ciências da Saúde”, na FIciencias – que acontece entre os dias 06 e 08 de novembro, no Hotel Golden Park Internacional Foz, no centro de Foz do Iguaçu.

 

 

FIciencias

A 8ª Ficiencias está reunindo 150 trabalhos de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e técnico, e cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes do Brasil Paraguai e Argentina. Além disso, a modalidade voltada para crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, deve contar com 55 projetos apresentados por educadores de Foz do Iguaçu e Catanduvas.

O evento é gratuito e aberto para comunidade.

A organização fica por conta do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Itaipu Binacional , Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Tecnológica FEderal do Paraná (UTFPR), e este ano conta com patrocínio do Parque da Aves, Sanepar e Visit Iguassu.