Tudo pronto para a FIciencias 2019!

A lista dos projetos que estarão à mostra a partir da próxima semana na 8ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) traz uma série de propostas interessantes e curiosas, com a ciências em inúmeras aplicações. Tem proposta de requeijão à base de inhame, sensor consciente, abrigo emergencial para moradores de rua, chuveiro inteligente… e outros 146 trabalhos de estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina, que serão apresentados à comunidade de Foz do Iguaçu e região.

Os projetos foram selecionados entre mais de 360 trabalhos inscritos para a edição de 2019 da FIciencias, que começa na próxima terça-feira (05) e segue até sexta-feira (08), no Hotel Golden Park Internacional Foz, no centro de Foz do Iguaçu. Além das apresentações dos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e técnico, e cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes, a Feira também tem uma versão Kids, com crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I.

A FIciencias é promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) com a Itaipu Binacional, em parceria com diversas universidades, e envolve estudantes de escolas públicas e particulares, além de Instituto Federal do Paraná e Sistema S. De acordo com o gerente da área de Educação do PTI, Willbur Rogers de Souza, o evento tem o objetivo de possibilitar que os participantes, que vêm de diferentes regiões do Paraná, de Santa Catarina, e do Paraguai e Argentina, troquem ideias e experiências e, a partir disso, consigam trilhar seu futuro profissional.

Em 2018, mais de 1200 pessoas visitaram a FIciencias. Este ano, o horário das exposições foi estendido na terça e quarta-feira para as 19h30, a fim de garantir que a comunidade de Foz e região possa conhecer os projetos. Já a versão kids será na quarta-feira das 8h30 às 10h40 e das 14h30 às 16h40, e vai contar com 50 iniciativas de professores de Foz e região que participaram de formação promovida pelo Parque Tecnológico e aplicaram o conhecimento em sala de aula.

Os autores dos melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro, além de troféus, medalhas e passaportes para outras feiras semelhantes. A cerimônia de premiação e encerramento da FIciencias está marcada para sexta-feira (08), às 9h.

A Ficiencias é organizada pelo PTI, Itaipu, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Tecnológica FEderal do Paraná (UTFPR), e este ano conta com patrocínio do Parque da Aves, Sanepar e Visit Iguassu.

Confira a programação da FIciencias 2019: