Jovens de Cascavel promovem aprendizado prático com ferramenta de realidade virtual

Utilizando apenas objetos encontrados na escola, como cadeiras, madeira e areia, os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Pedro Boaretto Neto de Cascavel recriaram o modelo de uma caixa de realidade aumentada. Além de promover um método de aprendizagem criativo, os alunos se dedicaram a elaborar uma proposta capaz de ser replicada por outras instituições.

A ferramenta é comumente utilizada em escolas particulares e universidades, e costuma estar indisponível para uso na rede estadual, contam os alunos Marco Antônio, Guilherme Rocha e Laura Silva. Dessa forma, com o suporte de um projetor de imagens cedido pelo Ceep, os alunos apresentaram seu protótipo durante a 7ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias).

O projeto dos alunos do curso de Edificações foi desenvolvido especificamente para auxiliar o aprendizado de conteúdos da disciplina de geomorfologia, como estudos teóricos sobre curvas de níveis em terrenos, declives, entre outros. O software no computador é ligado ao projetor que exibe imagens em uma caixa de areia, permitindo, por exemplo, o manuseio de um determinado terreno.

No entanto, destacam os jovens, o software pode ser adaptado para o estudo de qualquer outra disciplina, permitindo aulas práticas mais interessantes para os jovens, facilitando o entendimento. “Ao nos focarmos somente na leitura, a tendência é só decorarmos. Aprendemos melhor o que podemos ver”, conta Laura.