REGULAMENTO GERAL FICIÊNCIAS

TÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I

DA CARACTERIZAÇÃO

Art. 1°. A FIciências – Feira de Inovação das Ciências e Engenharias consiste em uma feira de ciências internacional, voltada para estudantes e professores da Educação Básica, com inscrições totalmente gratuitas. Caracteriza-se como um evento técnico-científico-cultural, que potencializa a produção do conhecimento científico e tecnológico, bem como sua divulgação e popularização entre as mais diversas camadas sociais.

Art. 2°. A FIciências é uma feira dinâmica, e parte do princípio de que eventos dessa natureza são indispensáveis à atualização, fomento e implementação de mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem da educação básica e da educação profissional técnica, incentivando o acesso à cultura científica, através do estímulo ao desenvolvimento de ações investigativas, críticas, experimentais, entre outras.

Art. 3°. Os trabalhos de pesquisa submetidos ao evento e aprovados para a fase presencial serão apresentados, obrigatoriamente, na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná. A submissão dos trabalhos é gratuita e deverá ser feita até a data-limite publicada no calendário oficial da feira disponível no site (www.ficiencias.org).

Art. 4°. A FIciências agrega modalidades, quais sejam, FIciências Jovem, FIciências Junior, FIciências Kids, Hackateens e Professor Embaixador.

  1. A FIciências Jovem é um evento de exposição de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio e/ou da educação profissional técnica de nível médio (e suas equivalências internacionais) das instituições públicas ou privadas de educação (nacionais e internacionais), sob instrução de seus orientadores.

  2. A FIciências Júnior é um evento de exposição de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º Anos e equivalências internacionais) das redes públicas e privadas de educação (nacionais e internacionais), sob instrução de seus orientadores.

  3. A Ficiências Kids é uma mostra pedagógica que celebra as atividades centradas no protagonismo do aluno, realizadas em sala de aula, impulsionadas por Metodologias Ativas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.

  4. O Hackateens tem como objetivo fomentar ideias e a cultura de inovação, a resolução de problemáticas reais e a disseminação do conhecimento científico e empreendedor para o desenvolvimento de soluções inovadoras conectadas aos ODS.

  5. O Professor Embaixador corresponde a uma titulação concedida aos professores orientadores de todos os projetos inscritos, selecionados e que participarem da exposição presencial na FIciências.

Parágrafo único: Todas as modalidades acima citadas possuem seu processo de inscrição através do site oficial (www.ficiencias.org) e seguem o cronograma disponível nele. Porém, cada modalidade possui particularidades quanto ao seu processo de seleção/avaliação, premiação e exposição de trabalhos, estas características específicas estão dispostas nas seções específicas deste edital que levam o nome de cada modalidade.

CAPÍTULO II

DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

Art. 5°. A FIciências busca promover nas gerações mais jovens o entusiasmo pela cultura científica, tecnológica e investigativa por meio de interações e trocas de experiências entre estudantes oriundos dos países da tríplice fronteira: Paraguai, Argentina e Brasil, e destes para com a sociedade. São objetivos específicos da feira:

  1. a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes regularmente matriculados em nível de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio e/ou a educação profissional técnica de nível médio em instituições públicas ou particulares;

  2. a troca de experiência entre professores, propiciando a reflexão sobre as suas próprias práticas pedagógicas, diante das novas tecnologias e inovações, visando a qualificação do processo de ensino-aprendizagem;

  3. estimular o interesse pela pesquisa, pela produção de saberes nas diversas áreas de conhecimento (ciências exatas e da terra, ciências da saúde, ciências biológicas, ciências agrárias, engenharias, ciências humanas e ciências sociais aplicadas), fomentando o desenvolvimento científico e tecnológico de modo a contribuir com o desenvolvimento integral da sociedade;

  4. promover a popularização e disseminação da ciência nos mais diversos setores da sociedade ao abrir as portas do evento para pais, familiares, amigos e escolas, possibilitando a troca de experiências e o conhecimento de novas realidades por meio da visitação aos trabalhos expostos, exposições temporárias e outras ações de divulgação científica e cultural desenvolvidas durante o evento;

  5. estimular jovens estudantes para prosseguir em carreiras científicas e tecnológicas e a se tornarem cidadãos ativos na sociedade, propagando sempre o respeito ao outro, reconhecendo as diferenças, respeitando a diversidade;

  6. promover a equidade e inclusão étnico racial, de gênero e para pessoas com deficiência.

CAPÍTULO III

DOS COMITÊS, COMISSÕES E SUAS ATRIBUIÇÕES

Art. 6°. A FIciências é estruturada pelo Comitê Gestor e por Comissões (Comissão Organizadora, Comissão Científica, Comissão Técnica e Comissão Científica Kids), constituídas por profissionais da área de educação das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras, e por profissionais do Itaipu Parquetec.

Art. 7°. O Comitê Gestor é constituído por um integrante (servidor) de cada uma das Instituições de Ensino Superior parceiras do Itaipu Parquetec na organização da Feira, e por integrantes do próprio Itaipu Parquetec. São atribuições deste Comitê:

 

  1. atuar junto à Comissão Científica e Comissão Técnica na divulgação da Feira por todos os Estados do Brasil, nos espaços escolares da Educação Básica de nível municipal Estadual e Federal, fomentando o evento;

  2. orientar a Comissão Científica, a Comissão Técnica e a Comissão Científica Kids a respeito da estrutura do evento e acompanhar os trabalhos dessas Comissões ao longo do ano e nas datas do evento;

  3. decidir ações administrativas e inovadoras que garantam a credibilidade, funcionalidade e continuidade do evento.

  4. colaborar nas elaborações de regulamentações, orientações e documentações oficiais do evento, bem como no que for necessário para a submissão do evento em chamadas, editais e outros meios de divulgação, premiação e fomento.

§ 1º Cabe ainda a cada integrante do Comitê Gestor designar, em sua instituição, os representantes da Comissão Científica e da Comissão Técnica, orientá-los no desempenho de suas funções. Cada Instituição poderá nomear, pelo menos 6 (seis) representantes. Os representantes das Instituições de Ensino Superior indicarão os representantes da Comissão Científica, assim como os representantes do Itaipu Parquetec indicarão os representantes da Comissão Técnica.

Art. 8°. A Comissão Organizadora é constituída por representantes do Itaipu Parquetec. Tem como finalidade definir, as ações referentes à operacionalização da Feira.

Art. 9°. A Comissão Científica é constituída por professores, técnicos e agentes universitários e pós-graduandos das Instituições de Ensino Superior que realizam a FIciências. Seus membros deverão ter a titulação mínima de especialista e estarem, comprovadamente, vinculados às suas IES. São finalidades desta Comissão:

  1. avaliar os projetos submetidos para 1ª fase online e os aprovados para 2ª fase presencial da FIciências. Cabe ressaltar que tal avaliação serve de base para a Classificação Geral e a Premiação por Áreas do Conhecimento;

  2. executar as avaliações com olhar empático e cuidadoso, sem perder o rigor científico, mas com a compreensão de que se trata de estudantes da Educação Básica e não do Ensino Superior;

  3. participar, quando solicitados, das ações promovidas pelo Comitê Gestor e pela Comissão Organizadora que estejam relacionadas a promoção do evento de forma geral.

Art 10. A Comissão Técnica é constituída por colaboradores do Itaipu Parquetec. Seus membros deverão ter a titulação mínima de graduação e estar vinculado aos projetos, áreas e programas de pesquisa do Itaipu Parquetec há, no mínimo, 06 meses. Suas atribuições são:

  1. avaliar os projetos expostos na Feira para a premiação na categoria técnica;

  2. executar as avaliações com olhar empático e cuidadoso, sem perder o rigor a respeito dos aspectos tecnológicos e inovadores, mas com a compreensão de que se tratam de estudantes da Educação Básica e não do Ensino Superior.

  3. participar, quando solicitado, das ações promovidas pelo Comitê Gestor e pela Comissão Organizadora que estejam relacionadas ao evento de forma geral.

Art. 11. A Comissão Científica Kids é constituída por pós-graduados de Instituições de Ensino Superior. Seus membros deverão ter a titulação mínima de especialista e estarem, comprovadamente, vinculados às suas IES. São finalidades desta Comissão:

  1. avaliar os projetos submetidos para 1ª fase online da FIciências Kids.

  2. executar as avaliações com olhar empático e cuidadoso, sem perder o rigor científico, mas com a compreensão de que se trata de estudantes da Educação Básica e não do Ensino Superior;

  3. participar, quando solicitados, das ações promovidas pelo Comitê Gestor e pela Comissão Organizadora que estejam relacionadas a promoção do evento de forma geral.

Art 12. A Comissão Organizadora e o Comitê Gestor tem como função analisar e julgar acerca da interposição de recursos bem como proceder a retirada ou vetar o acesso à Feira de qualquer participante que venha contrariar as normas, os regulamentos e quaisquer outras instruções normativas estabelecidas pelo Comitê Gestor e/ou Comissão Organizadora, que possam interferir, de algum modo, no bom andamento do evento.

TÍTULO II

DOS PARTICIPANTES, SEUS DIREITOS, DEVERES

E RESPONSABILIDADE ÉTICA

CAPÍTULO I

DOS PARTICIPANTES

Art. 13. Considera-se participante todos que, de forma direta ou indireta, venham a atuar na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias como: expositores, orientadores, coorientadores, professores, membros dos comitês, comissões e voluntários. As definições dos membros dos comitês e comissões já foram objeto dos artigos anteriores. Na sequência serão tratados dos expositores, orientadores, coorientadores e voluntários.

Art. 14. Os expositores são os autores dos projetos de pesquisa submetidos à feira. Os expositores poderão participar nas seguintes categorias:

  1. FIciências Jovem: alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

  2. FIciências Junior: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

  3. FIciências Kids: alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, devidamente acompanhados de seus professores.

Art. 15. Os orientadores e coorientadores das categorias FIciências Jovem e FIciências Júnior são educadores (coautores) que orientam/coorientam os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos estudantes a serem apresentados nas categorias.

Art. 16. É obrigatório que cada projeto de pesquisa tenha ao menos um orientador, mas o coorientador é facultativo. Não há limite do número de grupos a ser (co)orientado por um mesmo (co)orientador.

Art.17. Professores da categoria FIciências Kids caracterizam-se como participantes e expositores da mostra pedagógica.

Art. 18. Professores, orientadores ou coorientadores não poderão fazer parte do Comitê Organizador, Comitê Gestor, da Comissão Científica ou da Comissão Técnica da FIciências. Professores, orientadores e/ou coorientadores devem ser maiores de 18 anos de idade. Professor, orientador e coorientador, assim como todos os membros do grupo, devem realizar as inscrições para a feira previamente no sistema para que o estudante consiga encontrá-lo ao definir autores do projeto.

Compete aos orientadores, coorientadores da FIciências Jovem e Junior e aos professores da FIciências Kids:

  1. zelar pelo bem-estar de seus orientados, bem como informar quanto aos direitos, deveres e responsabilidades a serem observados no regulamento da FIciências;

  2. organizar e supervisionar todas as tarefas e horários estabelecidos pelo Comitê Organizador;

  3. acompanhar, orientar e assessorar os orientados em todas as atividades durante a Feira;

  4. coordenar e auxiliar os estudantes na montagem, organização e desmontagem dos trabalhos nos estandes;

  5. zelar para que se mantenha o estande organizado;

  6. orientar os alunos para que os trabalhos permaneçam montados e com ao menos um integrante do grupo nos horários e pelo período de exposição estabelecido pela Comissão Organizadora, a ser disponibilizado na programação oficial.

  7. portar uma cópia, preferencialmente, autenticada da documentação completa dos estudantes, inclusive da autorização de viagem assinada pelos pais quando estes forem menores de 18 anos de idade.

Art. 19. Voluntários podem ser estudantes regulares do ensino superior que serão aceitos para auxiliar na organização do evento. Devem ser maiores de 16 anos de idade, e para candidatar-se é necessário preencher formulário específico disponível no site, mediante a apresentação da documentação requerida para a atividade descrita no sistema de inscrição online. Todo voluntário receberá certificação da Feira com a comprovação das horas de atuação.

CAPÍTULO II

DOS DIREITOS E DEVERES

Art. 20. São direitos dos participantes:

  1. ter ciência dos regulamentos, normas, instruções e legislações referentes ao acesso, conduta, permanência, ausência, privacidade, direito autoral e falsidade documental, bem como a toda e qualquer outra documentação que regulamenta a FIciências;

  2. interpor recurso ao Comitê Gestor, referente às decisões das Comissões Científica e Técnica, no prazo de 05 (cinco) dias corridos, a partir da data da publicação da decisão pelo e-mail ficiencias@ficiencias.org;

  3. ter sua integridade física, moral, ética, étnica, religiosa e do livre-arbítrio respeitada no âmbito da Feira e no que tange a suas atividades, inclusive com relação a ofensas digitais e em redes sociais;

  4. em local apropriado, apresentar sugestões para a melhoria do evento, dos recursos humanos, materiais, ambientes e dos procedimentos de gestão;

  5. expressar e manifestar opinião, observando os dispositivos e critérios estabelecidos neste regulamento, em especial, o respeito ao próximo.

  6. atendimento de assistência médica ambulatorial ou hospitalar por qualquer ocorrência nas dependências do evento;

  7. solicitar auxílio da organização para o equacionamento dos problemas encontrados nos estandes, quando não forem decorrentes de visível desinteresse e infrequência voluntária.

Art. 21. Ao se inscrever no evento, o(s) participante(s) estará(ão) assumindo total responsabilidade por seus atos e comprometendo-se a ter ciência e respeitar os regulamentos, normas, instruções e legislações vigentes. São ainda deveres dos participantes:

  1. proceder com integridade, honestidade e cidadania para com os participantes e visitantes da Feira, tratando-os com sociabilidade, igualdade e equidade, proporcionando a plena satisfação e integração;

  2. apresentar o trabalho aos Comitês e Comissões da FIciências e ao público com clareza, adequação de linguagem, objetividade e respeito;

  3. manter o estande que lhe foi designado organizado e limpo;

  4. acatar decisões do Comitê Gestor e das Comissões Organizadora, Científica e Técnica da Feira;

  5. proceder com integridade, honestidade e cidadania para com os colegas, expositores e visitantes, tratando-os com sociabilidade, igualdade e equidade, em clima de respeito mútuo, proporcionando a integração e adaptação no evento;

  6. colaborar com a conservação, higiene e manutenção dos ambientes e bens patrimoniais dos locais onde ocorrem as atividades da feira, assim como os espaços comuns de exposição dos trabalhos;

  7. trajar-se de forma adequada nos padrões de uso e de bom costume nos ambientes da feira, e que não fira, moralmente, os colegas e demais expositores;

  8. proceder de forma a não ferir a integridade física, moral, ética, étnica e religiosa das pessoas, em qualquer tipo de ambiente, no âmbito interno e externo da Feira, tratando-as com respeito, educação e igualdade;

  9. prestar informações e, se necessário, justificar aos responsáveis pela FIciências sobre atos que ponham em risco a segurança de colegas, expositores, visitantes ou o patrimônio;

  10. cumprir as normas de utilização de ambientes, uso de equipamentos, horários de entrada e saída, orientações sobre prevenção de acidentes nas dependências da feira;

  11. ao participar dos atos cívicos e culturais, quando previstos, fazê-lo de forma cívica e respeitosa;

  12. responsabilizar-se pelo material e pertences pessoais trazidos para a apresentação do trabalho;

  13. portar, sempre, o documento de identidade e o crachá de identificação em local visível.

CAPÍTULO III

DA RESPONSABILIDADE ÉTICA

Art. 22. Aos participantes é vedada qualquer irregularidade considerada como ato criminoso tais como: contra a vida, a honra, o patrimônio, a dignidade física e moral, a pátria, a família, o direito autoral, a falsidade documental, a crença, as etnias e os costumes. A identificação destas práticas resultará na desclassificação imediata do trabalho e da equipe envolvida, independente da fase do processo seletivo/avaliativo em que se encontrar.

Art. 23. O desrespeito ao direito autoral (plágio) está assim tipificado: a publicação, a transmissão, a retransmissão, a distribuição, a comunicação, a reprodução, a contrafação, a inclusão, enfim, qualquer tipo de utilização de obras literárias artísticas, ou científicas, por meio de fonogramas, transmissão de rádio, televisão, impressos, a cabos e internet sem autorização do autor. Os trabalhos submetidos ao evento estão sujeitos a passarem por ferramentas de detecção de plágio de detecção de uso de Inteligência Artificial (IA)

  1. é considerado plágio a reprodução, total ou parcial, de trabalhos de pesquisa, texto parcial ou integral de livros, revistas, artigos, tabelas ou ilustrações (quadros, figuras, gráficos, fotografias, retratos, lâminas, desenhos, organogramas, fluxogramas, plantas, mapas e outros) impressos ou digitais, sem a devida e correta citação da fonte de referência.

  2. quanto à falsidade documental é um tipo de fraude criminosa que consiste na adulteração de documento, com o objetivo de obter vantagem – para si ou para outrem – ou mesmo para prejudicar terceiro. A prática da falsificação é crime.

Parágrafo único: ocorrerão as mesmas penalidades, citadas acima, os projetos que ficarem comprovados serem cópias de redação realizada por qualquer software de inteligência artificial.

Art. 24. Ao se inscrever na FIciências, os participantes autorizam, de forma gratuita, o uso de sua imagem e voz, individual ou em grupo, para fins exclusivos de divulgação institucional, científica e educacional do evento. Esta autorização inclui a utilização em vídeos, fotografias, transmissões ao vivo, reportagens e demais mídias produzidas e divulgadas pelo Itaipu Parquetec e instituições parceiras, sem limitação territorial e por prazo indeterminado. O uso se dará sempre com respeito à dignidade dos participantes, nos termos da Lei 13.709/2018 (LGPD) e da legislação civil aplicável.

  1. Os dados pessoais dos participantes não serão utilizados para outro propósito, além do desta mostra para controle de inscritos. As informações de cada trabalho submetido serão mantidas em servidores do Itaipu Parquetec e universidades parceiras da FIciências, em área reservada e restrita para fim de certificação. As imagens e dados como nome, ano escolar, escola e professor dos participantes poderão ser divulgados nas mídias sociais do Itaipu Parquetec, bem como em outros meios de divulgação que a presente mostra for veiculada.

  2. Os participantes, assumem total e exclusiva responsabilidade a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros, que se sintam prejudicados por suas participações na mostra ou pelas cessões dos direitos de autor sobre seus trabalhos.

  3. Todos os participantes declaram que seus trabalhos são originais. Em caso de plágio, fabricação de dados, falsificação de dados ou qualquer outra forma de fraude acadêmica comprovada, o trabalho será desclassificado. A organização da FIciências não responderá pelo ato do participante, sendo este responsável por eventuais ônus ou danos a terceiros, respondendo integral e exclusivamente.

Art. 25. As orientações a respeito da ética na pesquisa científica proposta pela FIciências devem ser observadas e respeitadas pelos participantes, conforme regulamento disponível no site ficiencias.org. Casos de respeito à ética na pesquisa, de forma geral, ética na pesquisa com seres humanos e/ou ética na pesquisa com animais serão analisados pelo Comitê Gestor e, se necessário, serão tomadas as medidas cabíveis.

CAPÍTULO IV

DAS RESPONSABILIDADES DA INSTITUIÇÃO PROMOTORA DO EVENTO

Art. 26. A instituição promotora do evento, o Itaipu Parquetec, tem a responsabilidade de disponibilizar a seguinte infraestrutura necessária para a apresentação dos trabalhos:

  1. área física e o mobiliário necessário para os expositores;

  2. posto de atendimento para emergência Médica;

  3. outros elementos que o Comitê Gestor julgar necessário.

Parágrafo único. Assegurar acessibilidade nos locais de eventos e nos serviços prestados por pessoa ou entidade envolvida na organização das atividades, oferecendo uma estrutura acessível. Sempre que, tecnicamente, factível, possibilitará e dará condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários, equipamentos, informação e comunicação utilizados na Feira (Lei nº 13.146, de 2015).

CAPÍTULO V

DAS RESPONSABILIDADES DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

Art. 27. As Instituições participantes e seus respectivos representantes, tais como: feirais afiliadas, orientadores, coorientadores, professores, estudantes e expositores do evento, serão responsáveis pelos membros das suas equipes, bem como pelos atos que venham a transgredir as normativas estabelecidas no regulamento e pela FIciências.

Art. 28. Prover condições necessárias para que os estudantes possam enviar os dados da inscrição, via internet, no prazo estabelecido, assim como outras documentações solicitadas.

Art. 29. As instituições participantes do evento serão responsáveis pela logística de suas equipes, como: deslocamento, pernoites, café da manhã e outras refeições e/ou diárias.

TÍTULO III

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

CAPÍTULO I

DOS TRABALHOS DE PESQUISA

Art. 30. Destina-se as orientações quanto aos trabalhos de pesquisa a serem apresentados nas modalidades da FIciência Jovem, FIciências Júnior e FIciências Kids. Acerca das particularidades das modalidades, deve-se observar o disposto nas seções destinadas a estes presentes neste regulamento.

Art. 31. Os processos de seleção dos trabalhos serão realizados em duas etapas para modalidades FIciências Jovem e FIciências Júnior: a primeira, virtual, com caráter eliminatório, e a segunda, presencial, com caráter classificatório e possibilidade de premiação. A modalidade FIciências Kids será realizada em etapa única, composta por avaliação virtual, de caráter apenas seletivo para fins de homologação da participação. Os projetos selecionados serão apresentados em mostra pedagógica presencial, sem caráter eliminatório ou classificatório, e receberão medalhas de reconhecimento pela participação.

Art. 32. O projeto de pesquisa, para as modalidades da FIciências Jovem e Júnior deve ser desenvolvido seguindo a metodologia científica, utilizando o trabalho de pesquisa, conforme modelo disponível no anexo I ou link Modelo de trabalho de Pesquisa, devendo conter: Título da Pesquisa, em português e em espanhol; Nomes dos autores; Ano escolar; Nome do orientador e coorientador; Resumo, em português e em espanhol; Introdução, contendo contextualização/temática/cenário/justificativa; Apresentação do problema de pesquisa e objetivos geral e específicos; Fundamentos teóricos; Aspectos metodológicos; Resultados da pesquisa; Cronograma; e Referências. Para a FIciências Kids deverá observar o que esclarece o Art. 76, em sua seção, deste regulamento.

Parágrafo único: O modelo de Trabalho de Pesquisa está em anexo I ou no Link: Modelo de trabalho de Pesquisa

Art. 33. Os projetos deverão atender às seguintes áreas de conhecimento:

  1. das ciências exatas e da terra compreende-se: matemática, geometria, física, química, astronomia, gestão e ciência da computação;

  2. das ciências humanas compreende-se: letras, literatura, sociologia, filosofia, antropologia, arqueologia, história, geografia, psicologia, educação, ciência política e artes;

  3. das ciências da saúde compreende-se: medicina em geral, farmácia, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional e educação física;

  4. das ciências biológicas compreende-se: biologia em geral, genética, botânica, zoologia, ecologia, morfologia, fisiologia, bioquímica, farmacologia, microbiologia e parasitologia;

  5. das ciências agrárias compreende-se: agronomia, recursos florestais, engenharia florestal, engenharia agrícola, zootecnia, medicina veterinária, recursos pesqueiros e engenharia da pesca, ciências e tecnologia de alimentos;

  6. das engenharias compreende-se: eletrônica, eletrotécnica, mecânica, química, civil, de minas, de materiais, metalúrgica, sanitária, de produção, nuclear, transporte, naval, oceânica, aeroespacial e biomédica;

  7. das ciências sociais aplicadas compreende-se: direito, administração, economia, arquitetura e urbanismo, planejamento urbano e regional, demografia, ciências da informação, museologia, comunicação, serviço social, economia doméstica, desenho industrial e turismo.

Art. 34. Cada projeto pode ser inscrito apenas uma vez. O projeto submetido pode abranger até 12 meses de desenvolvimento, que podem ter sido iniciados ou concluídos no ano de submissão do projeto. Os projetos com duração superior a 12 meses devem ser divididos em fases de até 12 meses cada, sendo que a fase mais recente é a que deve ser submetida à FIciências, e o projeto deve ser apresentado como uma continuação de projeto anterior. O início da pesquisa de campo ou da fase experimental, ou de prototipagem deverá ser considerado como data inicial do projeto. Não se deve considerar o período inicial de levantamento e pesquisa bibliográfica. O término do período de desenvolvimento do projeto deve ser antes da mostra presencial.

Parágrafo único: Todo projeto que se origine de um projeto prévio realizado pelo estudante na mesma área de pesquisa ou que se baseie na mesma fundamentação teórica pode ser considerado uma continuação de projeto anterior. Projetos iniciados por outros estudantes, em que já existam resultados e análises anteriores, e continuados por outros estudantes, devem ser considerados continuação de projeto anterior, e o delineamento de dados já coletados e as novas variáveis estudadas devem ser esclarecidos. Projetos realizados pelos estudantes a partir de trabalhos de outros pesquisadores não são considerados continuação de projeto anterior, mas o estudante deverá demonstrar os elementos do projeto que ele desenvolveu e quais partes do projeto são de autoria de outro pesquisador, citando as devidas fontes, sob pena das sanções estabelecidas em casos de plágio. Este item independe da participação do estudante em edições anteriores da FIciências ou em outras mostras científicas.

CAPÍTULO II

DAS INSCRIÇÕES E SELEÇÃO – FASE I

Art. 35. As inscrições serão realizadas através do site: www.ficiencias.org. Observando as características específicas de cada modalidade e devem atender a todos os requisitos estabelecidos:

  1. no ato da inscrição, o grupo (estudantes, orientadores, coorientadores e professores) deve aceitar através de caixa selecionável o “Termo de consentimento para tratamento e armazenamento de dados pessoais” Estudantes menores de 18 anos deverão solicitar o aceite do responsável através de caixa de seleção e inserção dos dados do responsável legal, a autorização a participação no evento.

  2. após a avaliação da primeira fase, os projetos selecionados passarão pelo processo de validação dos dados, sendo posteriormente sua homologação divulgada no site ficiencias.org.

  3. o não preenchimento do aceite do termo, de qualquer membro do grupo cadastrado no projeto, poderá acarretar desclassificação.

Parágrafo único: Serão homologadas apenas as inscrições que atenderem o Trabalho de Pesquisa (modelo anexo I) e os requisitos relacionados nos incisos I a III deste artigo. Os projetos que não estiverem de acordo com os requisitos estabelecidos serão, automaticamente, desclassificados.

Art. 36. Poderão inscrever-se:

  1. estudantes de escolas públicas ou particulares dos Estados de todo Brasil que, no exercício do ano vigente, estejam cursando a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental l, Ensino Fundamental ll, Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou a Educação Profissional Técnica de Nível Médio

  2. estudantes de escolas públicas ou particulares da Argentina que, no ano em vigência, estejam cursando o ensino secundário ou o ensino técnico estudantes de escolas públicas ou particulares do Paraguai que, no exercício do ano vigente, estejam cursando o terceiro ciclo da Educação Escolar Básica (EEB) ou o ensino de nível médio.

Art. 37. Os projetos podem ser individuais ou em grupo de, no máximo, três (3) estudantes.

  1. o grupo pode ser constituído por estudantes de séries, níveis ou instituições diferentes desde que estejam na mesma categoria da feira;

  2. cada estudante expositor poderá estar inscrito, apenas, em um trabalho;

  3. após realizada inscrição, não será possível alterar o nome dos expositores/participantes.

§ 1º Quanto à previsão do inciso III, excetuam-se os casos relacionados a tratamento de saúde ou falecimento que devem ser informados, via ofício, no prazo de 7 dias úteis à comissão organizadora, mediante comprovantes, para parecer e possível substituição;

Art. 38. Os trabalhos inscritos serão direcionados para os membros da Comissão Científica para o processo de avaliação virtual que selecionará os trabalhos finalistas, considerando os seguintes critérios de avaliação:

  1. a Comissão Científica analisará os trabalhos de pesquisa propostos conforme os seguintes critérios: o caráter científico, o problema, as hipóteses, o objetivo, a metodologia do levantamento de dados, a condução da pesquisa, a descrição de materiais, o cronograma de atividade, a observância à propriedade intelectual, a originalidade, o planejamento, a coerência e a clareza;

Art. 39. A lista de finalistas será divulgada no site www.ficiencias.org.

Art. 40. Os finalistas, em data definida na programação, deverão confirmar a presença da participação presencial confirmando a participação a partir do acesso com seu login e senha, e/ou link a ser divulgado. Para a efetivação da confirmação o participante deve ter dado o aceite, na relação dos itens listados abaixo:

  1. aceite no termo de autorização e consentimento para autorização de uso de dados pessoais e imagens, com os dados do responsável;

  2. trabalho de Pesquisa – para os casos em que houver alterações e/ou conclusões posteriores à data de inscrição, deverá entrar em contato pelo e-mail FIciências

Art. 41. A falta da confirmação da presença ou/e aceite dos documentos acima listados, no prazo determinado no site da Feira, desclassificará o projeto para a segunda etapa (presencial).

Parágrafo único: apenas os alunos inscritos no projeto poderão comparecer à exposição presencial, não sendo possível alteração dos autores durante os processos de avaliação e seleção.

Art. 42. Os resumos finais dos trabalhos de pesquisa postados e selecionados para apresentação na FIciências poderão ser publicados nos Anais (livro de resumos) da Feira, disponibilizado no site do evento.

CAPÍTULO III

DA EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 43. Os projetos selecionados para fase presencial, serão expostos em um mobiliário, dentro do espaço do estande, com as seguintes dimensões: largura 100cm, profundidade 50cm e altura 100cm.

Parágrafo único: Em nenhuma hipótese será concedido espaço superior ou suplementar ao estabelecido neste artigo para exposição do protótipo e/ou maquete e/ou experimento desenvolvidos no projeto de pesquisa.

Art. 44. Os participantes expositores deverão providenciar todos os materiais necessários para apresentação de seu trabalho de pesquisa:

  1. Itens obrigatórios:

    1. Banner: Deverá seguir as seguintes especificações:

      1. título, nomes dos autores, instituição de origem, endereços eletrônicos, introdução e objetivo, metodologia, resultados e referências.

      2. o título do banner deve ser o mesmo postado na ficha de inscrição.

      3. os textos devem ser legíveis a uma distância de 1.0m dando preferência a figuras, fotos, esquemas e gráficos;

      4. o banner deverá ter as seguintes dimensões máximas: largura 0.90m e altura de 1.20m e estrutura de fixação em parede;

      5. imagens e gráficos com legendas e fontes identificados.

      6. imagens que incluam pessoas deverão ter autorização de uso de imagem ou ter seus rostos borrados.

      7. incluir logotipos da instituição participante e de agências de fomentos se houver.

    2. observar o modelo disponibilizado no anexo I ou no link: Modelo de trabalho de Pesquisa

    3. Diário de bordo físico, documentando detalhadamente a rotina de desenvolvimento do projeto em ordem cronológica, com registros e anotações das atividades realizadas. Este item é aplicável apenas as modalidades FIciências Jovem e FIciências Junior.

  2. Itens opcionais:

    1. trabalho de pesquisa em sua versão final física;

    2. protótipos, inventos e/ou experimentos desde que atendam as medidas do estande de acordo com o Art. 14 do Capítulo lll.

  3. Itens proibidos:

  1. agentes biológicos potencialmente perigosos como substâncias patogênicas, tecidos humanos ou de animais.

  2. plantas e exsicatas sem estar hermeticamente fechadas e com a devida identificação (espécie, data de coleta).

  3. fluídos corporais animais ou humanos (sangue, urina, etc.) sem estar hermeticamente fechados e com a devida identificação (espécie, data de coleta).

  4. qualquer substância no estado líquido ou sólido sem estar em recipiente totalmente vedado e identificado (nome do produto, composição química, data de coleta ou prazo de validade).

  5. recipientes para armazenamento dos itens serem de vidro;

  6. materiais perfurocortantes e pontiagudos.

  7. qualquer substância que gere gás ou fumaça.

  8. a presença e o manuseio de materiais perigosos, tais como explosivos, gases, líquidos e sólidos inflamáveis, gases comprimidos, líquidos e sólidos pirofóricos, substâncias corrosivas, radioativas.

Parágrafo único: Fica expressamente proibida a distribuição de brindes, panfletos ou a aplicação de produtos e/ou protótipos, em quaisquer estados físicos, que entrem em contato com a pele, olhos, boca ou mucosas, e que eventualmente possam causar reação alérgica ou adversa ao usuário, como parte da apresentação dos projetos. Também fica vetada a distribuição de comida, de qualquer natureza, a fim de prevenir reações adversas e/ou alérgicas a quem os poderia ingerir.

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 45. Somente o Comitê Gestor, por motivo excepcional, poderá alterar as regras do presente Regulamento.

Art. 46. Não será permitido aos expositores, por qualquer meio de comunicação, a propaganda política, religiosa, social ou classista durante a realização do evento.

Parágrafo único. O Comitê Gestor terá plena autonomia para descredenciar o trabalho do expositor pela ocorrência da não observância de qualquer artigo do Regulamento da FIciências.

Art.47. Trabalhos que envolvam pesquisa com seres humanos e/ou animais, deverão seguir as normas éticas nacionais vigentes e cumprir as normas apresentadas pela regulamentação específica desta Feira.

Art. 48. Os participantes da Feira autorizam a utilização de seu nome e/ou imagem sem que isto acarrete ônus aos integrantes dos Comitês e Comissões, ou às Instituições que representam, bem como as Instituições promotoras, estabelecido pelo aceite ao Termo de Uso de Imagem por meio de caixa de seleção no ato da inscrição.

Art. 49. Reclamação de natureza diversa, deve ser encaminhada, por escrito, ao Comitê Gestor, com a correspondente justificativa, para o e-mail ficiencias@ficiencias.org.

Parágrafo único. As reclamações realizadas durante o evento devem ser formalizadas ao Comitê Gestor, através do balcão de informações, para os encaminhamentos necessários.

Art. 50. O presente regulamento entrará em vigor na data de sua aprovação pelo Comitê Gestor.

Parágrafo único. Normas, notas técnicas e ou instruções normativas poderão complementar o Regulamento da FIciências a ser aprovado conjuntamente.

Art. 51. Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pelo Comitê Gestor, mediante solicitação das partes interessadas por meio de requerimento próprio a ser enviado pelo e-mail ficiencias@ficiencias.org.

Parágrafo único. A Comissão Organizadora e o Comitê Gestor possuem autonomia para proceder a retirada ou vetar o acesso à Feira de qualquer participante que venha contrariar as Normas, os Regulamentos e as Instruções Normativas, estabelecidas pelo Comitê Gestor e/ou Comissão Organizadora, que possam interferir, de algum modo, no bom andamento do evento

DA FICIÊNCIAS JOVEM

CAPÍTULO II

DA CARACTERIZAÇÃO

Art. 52. A FIciências Jovem destina-se a estudantes que, no exercício do ano, estejam cursando a 1ª, 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio e/ou a educação profissional técnica de nível médio, e equivalentes internacionais, das instituições públicas ou particulares, nacionais e internacionais, sob instrução de seus orientadores.

Art. 53. Serão selecionados até 250 (duzentos e cinquenta) projetos para a exposição presencial.

CAPÍTULO IV

DAS AVALIAÇÕES – FASE II

Art. 54. Os trabalhos inscritos serão direcionados, na primeira fase, para os membros da Comissão Científica para o processo de avaliação virtual que selecionará os trabalhos finalistas, considerando os seguintes critérios de avaliação:

  1. a Comissão Científica analisará os Trabalhos de Pesquisa propostos conforme os seguintes critérios: o caráter científico, o problema, as hipóteses, o objetivo, a metodologia do levantamento de dados, a condução da pesquisa, a descrição de materiais, o cronograma de atividade, a observância à propriedade intelectual, a originalidade, o planejamento, a coerência e a clareza;

Art. 55. A segunda fase de avaliação dos trabalhos selecionados será realizada de forma presencial durante a realização do evento pelas Comissões Científica e Técnica. Este processo de classificação definirá as premiações dos(as) estudantes e (co)orientador(es/as).

Parágrafo único. Para a avaliação e exposição presencial, os participantes deverão apresentar e disponibilizar aos avaliadores, em seus respectivos estandes, os itens listados no Art. 15 deste regulamento.

Art. 56. Serão constituídas duas Comissões (Científica e Técnica). A Comissão Científica será composta por professores representantes das Instituições de Ensino Superior, realizadoras da FIciências e a Comissão Técnica por profissionais do Itaipu Parquetec.

Parágrafo único: Cada trabalho será avaliado por até três membros da Comissão Científica e dois membros da Comissão Técnica.

Art. 57. Os projetos deverão permanecer montados e com ao menos um integrante do grupo nos horários de avaliação/visitação estabelecido pela Comissão Organizadora, a ser disponibilizado em programação/cronograma oficial.

Parágrafo único: Os estandes que estiverem sem expositores ou desmontados nos períodos de avaliação e visitação poderão ser desclassificados.

DA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA

Art. 58. Na avaliação da Comissão Científica para o julgamento e classificação dos trabalhos de pesquisa serão avaliados os seguintes critérios: originalidade e inovação, adequação do banner e diário de bordo, aplicação do método científico ou método de engenharia, profundidade e clareza, apresentação oral, e trabalho em equipe.

  1. durante a exposição dos trabalhos na Feira, serão avaliados:

    1. o diário de bordo físico (registro cronológico do trabalho),

    2. o banner (capacidade de síntese, clareza),

    3. o trabalho de pesquisa (conteúdo, apresentação e clareza),

    4. a apresentação oral dos estudantes;

    5. o desempenho durante a apresentação realizada para os(as) avaliadores(as);

  1. os avaliadores analisarão, também, eventuais materiais complementares (opcionais) expostos pelos estudantes como: vídeos, fotografias, modelos, maquetes, experimentos etc. A apresentação de materiais complementares deverá seguir as normas éticas e de segurança da FIciências.

DA AVALIAÇÃO TÉCNICA

Art. 59. Na avaliação da Comissão Técnica para o julgamento e classificação dos trabalhos de pesquisa serão avaliadas categorias técnicas de acordo com os seguintes critérios:

  1. Desenvolvimento Sustentável: projetos que promovam impactos ambientais, econômicos e/ou sociais, respeitando princípios de direitos ambientais, humanos, ética e transparência, promovendo o equilíbrio e bem-estar da sociedade.

  2. Melhorias Tecnológicas: projetos com potencial de impacto na melhoria da qualidade de vida e no conforto humano, com ideias originais focando na resolução de problemas do dia a dia de forma prática ou útil.

  3. Empreendedorismo: projetos com potencial para comercialização no mercado e/ou implementação de novos negócios.

Parágrafo único. Cabe à Comissão Técnica definir em qual categoria técnica o projeto se enquadra.

CAPÍTULO V

DAS PREMIAÇÕES

Art. 60. Serão premiados os participantes (estudantes, orientadores e coorientadores) dos trabalhos que obtiverem melhor avaliação por parte da Comissão Científica e Comissão Técnica. Atentando-se aos seguintes critérios:

  1. Não haverá duplicidade/acúmulo de premiação para o mesmo projeto, com exceção da Aclamação Popular

  2. Quando um mesmo projeto for classificado para mais de uma premiação, será alocado para a melhor premiação, conforme definição do Comitê Gestor.

  3. Como critérios de desempate será considerada a nota referente aos seguintes requisitos de avaliação, considerando a nota que ser maior se destaque:

    1. Originalidade e inovação

    2. Aplicação do método do científico

    3. Clareza na apresentação

    4. Concepção do trabalho pelo aluno

    5. Desenvolvimento pelo aluno

    6. Diário de bordo

    7. Relatório

    8. Banner



Parágrafo único: Os critérios aqui estabelecidos serão utilizados para desempate quando os recursos e/ou objetos de premiação não forem suficientes para premiar todos os projetos empatados.

Art. 61. As premiações estão organizadas da seguinte forma:

  1. melhores trabalhos apresentados na Feira (Classificação Geral).

  1. primeiro lugar geralPrêmio a ser divulgado durante o evento, 1 troféu e medalhas;

  2. segundo lugar geralPrêmio a ser divulgado durante o evento, 1 troféu e medalhas;

  3. terceiro lugar geralPrêmio a ser divulgado durante o evento, 1 troféu e medalhas;

  1. melhores trabalhos das Áreas do Conhecimento (Premiação por Área do Conhecimento).

  1. Ciências Exatas e da Terra – 1(um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  2. Ciências Humanas – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  3. Ciências da Saúde – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  4. Ciências Biológicas – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  5. Ciências Agrárias – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  6. Engenharias – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  7. Ciências Sociais Aplicadas – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar.

  1. melhores trabalhos nas seguintes temáticas (Premiação Técnica).

  1. Desenvolvimento Sustentável – troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  2. Melhorias Tecnológicas – troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  3. Empreendedorismo – troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  1. Aclamação Popular: O Prêmio de Aclamação Popular FIciências Jovem será concedido ao projeto classificado para a fase presencial da feira e presente no evento que obtiver o maior engajamento em uma postagem de Reels no Instagram, seguindo as seguintes regras:

    1. Elegibilidade: Apenas projetos classificados para a fase presencial do FIciências Jovem e com representantes presentes na feira poderão participar.

    2. Formato da Postagem: Cada projeto deverá realizar uma única postagem de um Reels com duração máxima de 3 minutos no Instagram.

    3. Marcações Obrigatórias: A postagem deverá obrigatoriamente marcar os perfis @ficiencias_ e @festivaliguassuinova.

    4. Criação do Conteúdo: A criação do conteúdo do Reels não poderá ter o auxílio de Inteligência Artificial, devendo ser realizada de forma criativa pelos alunos integrantes do projeto.

    5. Critério de Premiação: A postagem que obtiver o maior número de curtidas e comentários somados será premiada. Será contabilizado apenas um comentário por perfil de usuário.

    6. Vedação de Bots: É estritamente proibido o uso de quaisquer meios automatizados (bots) para gerar curtidas e comentários. O descumprimento desta regra acarretará na desclassificação imediata do projeto.

    7. Desempate: Em caso de empate na soma de curtidas e comentários, o projeto com o maior número total de comentários será considerado o vencedor.

    8. Desclassificação: Além das regras específicas deste prêmio, serão aplicados os critérios de desclassificação previstos no Regulamento Geral.

    9. Data e Horário da Postagem: Em postagem nas redes sociais da feira são divulgados data e horário para a postagem dos projetos concorrentes.

    10. Período de Validade das Interações: Em postagem nas redes sociais da feira são divulgados o período de validade das interações para a postagem dos projetos concorrentes.

    11. Verificação: A verificação do número de curtidas e comentários será realizada pela equipe da FIciências em após o período de validação.

  1. Passaportes para Feiras Afiliadas: A seleção dos ganhadores será realizada pelo Comitê Gestor.

  1. o número de grupos premiados dependerá da quantidade de passaportes adquiridos junto a outras Feiras;

  2. a FIciências se compromete, exclusivamente, com o pagamento da taxa de inscrição para os grupos premiados;

Parágrafo único. A organização do evento poderá alterar as premiações de acordo com a disponibilidade de recursos.

Art. 62. Certificado de Participação:

  1. os estudantes, orientadores e coorientadores que participarem da apresentação presencial dos projetos na segunda fase da FIciências, receberão certificados de participação. O certificado será emitido pelo próprio participante na área de inscrição do evento, constando os dados de inscrição online. É de responsabilidade do próprio participante emitir o seu cerificado na área de inscrição do evento.

  2. membros dos Comitês, Comissões e voluntários terão certificados de participação disponibilizados no site do evento, ambiente virtual do Itaipu Parquetec ou enviados pelo correio eletrônico.

DA FICIÊNCIAS JÚNIOR

CAPÍTULO I

DA CARACTERIZAÇÃO

Art. 63. Destina-se a estudantes que, no exercício do ano, estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e equivalências internacionais, das instituições públicas ou particulares, nacionais e internacionais.

Art. 64 Serão selecionados até 150 (cento e cinquenta) projetos para a exposição presencial.

Parágrafo único. Os projetos de pesquisa devem estar em conformidade ao disposto no Art. 32 deste regulamento e o modelo do projeto de pesquisa disponibilizado no anexo I ou link Modelo de trabalho de Pesquisa.

CAPÍTULO IV

DAS AVALIAÇÕES – FASE II

Art. 65. Os trabalhos inscritos serão direcionados, na primeira fase, para os membros da Comissão Científica para o processo de avaliação virtual que selecionará os trabalhos finalistas, considerando os seguintes critérios de avaliação:

  1. a Comissão Científica analisará os Trabalhos de Pesquisa propostos conforme os seguintes critérios: o caráter científico, o problema, as hipóteses, o objetivo, a metodologia do levantamento de dados, a condução da pesquisa, a descrição de materiais, o cronograma de atividade, a observância à propriedade intelectual, a originalidade, o planejamento, a coerência e a clareza;

Art. 66. A segunda fase de avaliação dos trabalhos selecionados será realizada de forma presencial durante a realização do evento apenas pela Comissão Científica Este processo de classificação definirá as premiações dos(as) estudantes e (co)orientador(es/as).

Parágrafo único. Para a avaliação e exposição presencial, os participantes deverão apresentar e disponibilizar aos avaliadores, em seus respectivos estandes, os itens listados no Art. 15 deste regulamento.

Art. 67. A Comissão Científica será composta por professores representantes das Instituições de Ensino Superior, realizadoras da FIciências.

Parágrafo único: Cada trabalho será avaliado por até três membros da Comissão Científica.

Art. 68. Os projetos deverão permanecer montados e com ao menos um integrante do grupo nos horários de avaliação/visitação estabelecido pela Comissão organizadora, a ser disponibilizado em programação/cronograma oficial.

Parágrafo único: Os estandes que estiverem sem expositores ou desmontados nos períodos de avaliação e visitação poderão ser desclassificados.

DA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA

Art. 69. Na avaliação da Comissão Científica para o julgamento e classificação dos trabalhos de pesquisa serão avaliados os seguintes critérios: originalidade e inovação, adequação do banner e diário de bordo, aplicação do método científico ou método de engenharia, profundidade e clareza, apresentação oral, e trabalho em equipe.

  1. durante a exposição dos trabalhos na Feira, serão avaliados:

  1. o diário de bordo físico (registro cronológico do trabalho),

  2. o banner (capacidade de síntese, clareza),

  3. o trabalho de pesquisa (conteúdo, apresentação e clareza),

  4. A apresentação oral dos estudantes; e

  5. o desempenho durante a apresentação realizada para os(as) avaliadores(as);

  1. os avaliadores analisarão, também, eventuais materiais complementares (opcionais) expostos pelos estudantes como: vídeos, fotografias, modelos, maquetes, experimentos etc. A apresentação de materiais complementares deverá seguir as normas éticas e de segurança da FIciências.

CAPÍTULO V

DAS PREMIAÇÕES

Art. 70. Serão premiados os participantes (estudantes, orientadores e coorientadores) dos trabalhos que obtiverem melhor avaliação por parte da Comissão Científica.

Art. 71. As premiações estão organizadas da seguinte forma:

  1. melhores trabalhos apresentados na FIciências Júnior (Classificação Geral).

  1. primeiro lugar geral – Prêmio a ser divulgado durante o evento, 1 troféu e medalhas;

II. melhores trabalhos apresentados na FIciências Júnior por Áreas do Conhecimento

  1. Ciências Exatas e da Terra – 1(um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  2. Ciências Humanas – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  3. Ciências da Saúde – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  4. Ciências Biológicas – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  5. Ciências Agrárias – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  6. Engenharias – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar;

  7. Ciências Sociais Aplicadas – 1 (um) troféu para 1º Lugar e medalhas para 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar.

Parágrafo único. A organização do evento poderá alterar as premiações de acordo com a disponibilidade de recursos.

Art. 72. Certificado de Participação:

  1. os estudantes, orientadores e coorientadores que participarem da apresentação presencial dos projetos na segunda fase da FIciências, receberão certificados de participação. O certificado será emitido pelo próprio participante na área de inscrição do evento, constando os dados de inscrição online. É de responsabilidade do próprio participante emitir o seu cerificado na área de inscrição do evento.

  2. membros dos Comitês, Comissões e voluntários terão certificados de participação disponibilizados no site do evento, ambiente virtual do Itaipu Parquetec ou enviados pelo correio eletrônico.

DA FICIÊNCIAS KIDS

CAPÍTULO I

DA CARACTERIZAÇÃO

Art. 73. Destina-se a professores e alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e se caracteriza como uma mostra pedagógica que celebra as atividades centradas no protagonismo do aluno, realizadas em sala de aula, impulsionadas por Metodologias Ativas.

Art. 74. Serão selecionados até 100 (cem) projetos para a exposição presencial.

CAPÍTULO II

DAS INSCRIÇÕES

Art. 75. As inscrições serão realizadas através do site www.ficiencias.org, observando as características específicas de cada modalidade e devem atender a todos os requisitos estabelecidos:

  1. no ato da inscrição, o grupo (professor e estudantes) deve aceitar através de caixa selecionável o “Termo de consentimento para tratamento e armazenamento de dados pessoais”. Estudantes menores de 18 anos deverão solicitar o aceite do responsável através de caixa de seleção e inserção dos dados do responsável legal, a autorização a participação no evento.

Art. 76. O projeto será em formato de mostra pedagógica que proporcionará aos alunos, professores e instituições a oportunidade de apresentar projetos, trabalhos e atividades desenvolvidas ao longo do período letivo. O objetivo é compartilhar experiências, metodologias e resultados de aprendizagem com a comunidade escolar e o público em geral, promovendo a troca de ideias e o engajamento de todos os participantes.

  1. Mostra pedagógica – para a submissão de projeto nessa categoria deverá ser postado os seguintes documentos: Plano de aula e Relato de Experiência, com até 2 (dois) professores expositores e 3 (três) alunos acompanhantes por projeto.

Art. 77. O projeto deve ser desenvolvido seguindo os seguintes parâmetros:

  1. Plano de Aula: Identificação (nome, instituição, ano), Título, Público-Alvo, Conteúdos, Objetivos, Palavras-chave, Tempo estimado, Recursos, Metodologia, Contextualização, Atividades de aprendizagem, Avaliação, Recursos didáticos, Adaptações para necessidades específicas e Cronograma.

  2. Relato de Experiência: Identificação (nome, instituição, ano), Introdução, Desenvolvimento, Resultados, Relato dos alunos, Discussão, Lições aprendidas, Reflexão crítica e Considerações finais.

Art. 78. A inscrição deve ser realizada pelo professor responsável, que deve estar atento aos seguintes pontos:

 

  1. submissão do projeto: após a submissão, não serão permitidas trocas ou inclusão de integrantes nos grupos.

  2. trabalhos múltiplos: caso o professor tenha dois projetos inscritos e selecionados para o evento, ambos deverão ser expostos em dias diferentes, garantindo que nenhum grupo fique sem a supervisão do professor.

Art. 79. Ao se inscrever no evento, o expositor autoriza a FIciências a utilizar sua imagem para fins de divulgação da feira. Estudantes menores de 18 anos deverão solicitar o aceite do responsável através de caixa de seleção e inserção dos dados deste responsável legal, a concordando com o Termo de Uso de Imagem.

CAPÍTULO III

DAS AVALIAÇÕES – FASE ÚNICA

Art. 80. Os trabalhos inscritos serão encaminhados aos membros da Comissão Científica Kids para o processo de avaliação virtual, que selecionará os participantes da fase presencial com base nos seguintes critérios:

 

  1. Metodologia: abordagem fundamentada que inclua atividades diversificadas, envolvendo ativamente os alunos.

  2. Planejamento e descrição de aulas: explanação detalhada do passo a passo para a execução das atividades planejadas.

  3. Coerência: conexão lógica entre todas as partes do texto, sem contradições ou confusões.

  4. Clareza: redação do texto de forma transparente e direta, eliminando dúvidas sobre as ações realizadas.

  5. Inovação: uso criativo e eficaz de recursos que contribuam para a aprendizagem do aluno.

Parágrafo único: A homologação das inscrições será realizada exclusivamente para aquelas que atenderem ao Trabalho de Pesquisa, conforme o Plano de Aula (anexo II) e Relato de Experiência (modelo anexo III), e aos requisitos estabelecidos nos incisos I a V deste artigo. Projetos que não cumprirem os critérios definidos serão, automaticamente, desclassificados.

Art. 81. A lista de selecionados para apresentação será divulgada no site www.ficiencias.org. Os selecionados deverão confirmar sua presença na data estabelecida no cronograma, preenchendo o formulário de confirmação disponível no mesmo site. É necessário completar todos os dados solicitados.

Art. 82. A ausência de confirmação de presença, dentro do prazo estipulado, resultará na desclassificação do projeto para a segunda etapa (presencial).

Parágrafo único: Somente os participantes inscritos no projeto poderão comparecer à exposição presencial. Não será permitida a alteração dos autores durante os processos de avaliação e seleção.

CAPÍTULO IV

DA CERTIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO

Art. 83. Os alunos participantes da fase presencial receberão medalhas em reconhecimento à sua participação no evento.

Parágrafo único: A fase presencial da FIciências Kids não tem caráter classificatório ou eliminatório, ou seja, não haverá avaliação nesta fase. Os projetos selecionados na primeira fase que comparecerem a fase presencial receberão medalhas de reconhecimento.

Art. 84. Os professores receberão um certificado de participação no evento. É de responsabilidade do professor estar ciente de que, para a emissão do certificado, deverá se cadastrar na plataforma a ser indicada no site oficial www.ficiencias.org e realizar a solicitação após a feira, conforme cronograma disponível no site.

Parágrafo único: É de inteira responsabilidade do professor o preenchimento correto de seus dados para disponibilização do certificado. Os estudantes não receberão certificado de participação.

DOS PROFESSORES EMBAIXADORES

CAPÍTULO I

DA CARACTERIZAÇÃO

Art. 1º. Do(a)s participantes:

I. Podem ser “Professores(as) Embaixadores(as) da FIciências” docentes orientadores(as) participantes da FIciências.

II. A participação no projeto “Embaixadores(as) da Flciências” é de livre escolha dos envolvidos, sem qualquer custo, sendo obrigatório preencher um cadastro nacional dentro de nosso site e atestar concordância com este regulamento.

III. É vetada a inscrição de “Professor(a) Embaixador(a) da Flciências” menores de 18 anos; de pessoas jurídicas e instituições de ensino, públicas ou privadas. As inscrições para “Professor (a) Embaixadore(a)s da Flciências” são exclusivas para pessoas físicas, maiores de 18 anos, de professores que estejam orientando alunos na publicação de trabalhos na Flciências.

IV. É mandatório que o(a)s interessado(a)s em serem “Embaixador(a) da Flciências” conheçam o edital de participação para a submissão de trabalhos na feira.

V. É obrigatório, no momento da inscrição, preencher com os dados necessários para a inscrição da feira e se for de interesse dar o aceite por meio de caixa selecionável nas seguintes autorizações:a) termo de compromisso e confidencialidade; b) termo de autorização de uso de imagem; c) termo de consentimento para tratamento e armazenamento dos dados pessoais; d) aceite para participação como professor Embaixador

Art. 2º. Das responsabilidades do(a) Professor(a) “Embaixador(a) da Flciências”:

I. Cabe ao(à) “Professor(a) Embaixador(a) da Flciências” divulgar nas escolas, incentivando os discentes a participar da Flciências”.

II. Competirá ao professor (a) responsável cuidar e zelar pelos seus alunos, bem como coordenar e supervisionar seus projetos.

III. As inscrições são gratuitas e estarão abertas conforme o cronograma disponível no site ficiencias.org, sem prorrogação.

IV.  Estar ciente de que o “Professor(a) Embaixador(a) da  Flciências” é um(a) parceiro(a) divulgador(a) e não um membro da Comissão Organizadora, nem um funcionário/estagiário e que, portanto, não pode fornecer informações oficiais além daquelas publicadas em nosso regulamento e/ou em nossos comunicados oficiais.

V. Estar ciente de que a qualquer momento a Comissão Organizadora poderá solicitar, por meio de sua assessoria de imprensa, depoimentos – por escrito, fotográfico ou mídia digital-, assim como informações referentes à sua atuação na divulgação da Flciências, para utilização em nossas mídias sociais.

VI. Solicitar por meio de mensagem oficial, o seu desligamento como “Professor (a) Embaixador(a) da Flciências” em caso de impossibilidade de cumprimento do compromisso de divulgação Flciências. Por se tratar de uma atividade voluntária, o desligamento pode ser feito a qualquer momento, desde que solicitado pela via oficial, sem qualquer prejuízo para o participante.

Art. 3º. Da relação com a  Flciências:

Parágrafo único: Fica estabelecido por este regulamento que a participação como “Embaixador(a) da Flciências” é exclusivamente ligada a este edital e no decorrer das inscrições, e que termina juntamente com a data final da Flciências, que será divulgada em nosso site por meio de regulamento, calendário oficial e comunicado oficial da  Flciências.

I. Qualquer professor(a) que se inscrever e/ou atuar como “Embaixador(a) da  Flciências” pode, desde que dentro do estabelecido pelo Regulamento da  Flciências, orientar o aluno na Flciências.

II. O(a) “Embaixador(a) da  Flciências” deve zelar pelo nome do evento. Assim, qualquer tipo de ataque contra a integridade do projeto ou a idoneidade de seus responsáveis torna o(a) “Embaixador(a) da  Flciências” passível de processo judicial.

III. Informações incorretas ou contraditórias divulgadas pelos(as) embaixadores(as) da  Flciências, em desacordo com as informações oficiais, são de responsabilidade exclusiva dos embaixadores, isentando a Comissão Organizadora de qualquer responsabilidade sobre problemas dali advindos.

Art. 4º. Contato com a Comissão Organizadora:

I. Todas as informações relativas à Flciências e à atuação dos “Embaixadore(a)s da  Flciências” serão divulgadas única e exclusivamente a partir do site da  Flciências
(https://ficiencias.org/)
A Comissão Organizadora da Flciências não se responsabiliza por informações divulgadas em seu nome em redes sociais, blogs, páginas de internet ou outros meios de comunicação que não os geridos pela  Flciências.

II. Todas as dúvidas e sugestões devem ser enviadas única e exclusivamente por meio do site, selecionando o assunto “FlCiencias”, na aba contato. É obrigatório fornecer um endereço de e-mail válido idêntico ao e-mail utilizado na ficha de inscrição para “Professor(a) Embaixador(a) da  FlCiencias”.
A Comissão Organizadora buscará responder aos contatos recebidos por meio de sua página em até 4 dias úteis.

III. Embora os “Embaixadore(a)s da  FlCiencias” sejam parceiros para a divulgação da FlCiencias, não haverá outra forma de contato além daquela estabelecida via site.

Art. 5°. Do Processo:

I. Todos os(as) professores(as) receberão kits da FIciencias e uma camiseta do evento.

II. Os orientadores terão espaço de integração com os demais professores do evento, possibilitando assim a troca de experiências.

III. Os docentes participarão de programação sobre as temáticas que envolvem a experiência docente e a orientação de projetos científicos.

Art. 6°. Da competição e premiação:

I. Os(as) professores(as) que tiverem o maior número de projetos inscritos, selecionados e que participarem no evento presencial como orientadores serão premiados. A premiação não considerará o número de orientandos do(a) docente, mas levará em conta o número de trabalhos participantes na fase presencial no evento.

II. A premiação ocorrerá em 3 (três) categorias: FIciências Kids, FIciências Junior, FIciências Jovem. Não haverá competição entre classes diferentes.

III. Receberão premiação de “Professor(a) Embaixador(a)” o primeiro colocado em cada categoria.

IV. Os(as) professores(as) premiados receberão uma bolsa de tutoria por período a ser determinado pela Comissão Organizadora.

V. Os trabalhos são contabilizados somente na categoria inscrita não sendo possível a soma de trabalhos apresentados entre categorias diferentes.

Anexo – I

MODELO DE TRABALHO DE PESQUISA

(baixe o modelo no link: Modelo de trabalho de Pesquisa)

TRABALHO DE PESQUISA

FICIÊNCIAS

TÍTULO DA PESQUISA EM PORTUGUÊS: subtítulo da pesquisa em Português. O título é obrigatório e o subtítulo é opcional.

TÍTULO DE LA INVESTIGACIÓN EN ESPAÑOL: subtítulo de la investigación en español. El título es obligatorio y el subtítulo es opcional.

SOBRENOME DO AUTOR 1, Nome do autor 1. Ano escolar.

SOBRENOME DO AUTOR 2, Nome do autor 2. Ano escolar.

SOBRENOME DO AUTOR 3, Nome do autor 3. Ano escolar.

PROFESSOR NOME E SOBRENOME. Orientador. E-mail: endereço@deemail.com

PROFESSOR NOME E SOBRENOME. Coorientador. E-mail: endereço@deemail.com

NOME DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR – CIDADE/ESTADO/PAÍS

RESUMO: aqui deve constar o resumo do projeto (máximo de 200 palavras). Vamos aproveitar o espaço para repassar as orientações sobre como o projeto deve ser submetido. Todo o projeto deve ser enviado em formato .pdf, letra Times New Roman, espaçamento entre linhas de 1,5 e margens (todas) 1,5cm. O título deve ser escrito na primeira linha em português, e na segunda linha em espanhol, tendo em vista que a FIciencias é um evento internacional. O título deve estar em negrito e em letras maiusculas. Se houver subtítulo (sem negrito) ele deve ser apresentado na sequência do título, separado por “:”, em letras minúsculas. Para o título e subtítulo o tamanho da letra será 14, centralizado. Em seguida deve ser apresentado o nome dos autores e orientadores, também em letra Times New Roman, centralizado, mas no tamanho 11. O sobrenome será escrito todo em maiusculas. A ordem dos autores (1°, 2°, 3°) deve seguir a ordem alfabética dos nomes. É preciso indicar o ano escolar – por exemplo, 7° ano do Ensino Fundamental, 9° ano do Ensino Fundamental, 3° ano do Ensino Médio – para cada autor. Em seguida aparece o nome do professor orientador e coorientador, quando houver. Orientador e coorientador (quando houver) devem informar um contato de e-mail válido. Por fim, aparece em maiúsculas e negrito, também no tamanho 11, o nome da instituição de ensino. Todo o restante do projeto será apresentado com letra tamanho 12, alinhamento justificado, incluindo o resumo. O resumo e as palavras-chave devem ser apresentados, na sequência, em espanhol.

Palavras-chave: Pesquisa. FIciencias. Orientação. Feira. (de três a cinco, separadas por um ponto).

RESUMEN: aquí deberá incluirse el resumen del proyecto (máximo 200 palabras). Aprovechemos este espacio para repasar las pautas sobre cómo se debe presentar el proyecto. El proyecto completo deberá enviarse en formato .pdf, fuente Times New Roman, interlineado 1,5 y márgenes (todos) 1,5cm. El título debe estar escrito en la primera línea en portugués y en la segunda línea en español, considerando que FIciencias es un evento internacional. El título debe estar en negrita y en mayúsculas. Si hay subtítulo (sin negrita) deberá presentarse en la secuencia del título, separados por “:”, en letras minúsculas. Para el título y subtítulo el tamaño de fuente será 14, centrado. Seguidamente deberá presentarse el nombre de los autores y supervisores, también en tipo de letra Times New Roman, centrado, pero en tamaño 11. El apellido se escribirá todo en mayúsculas. El orden de los autores (1º, 2º, 3º) debe seguir el orden alfabético de los nombres. Es necesario indicar el año escolar – por ejemplo, 7° año de Escuela Primaria, 9° año de Escuela Primaria, 3° año de Escuela Secundaria – de cada autor. A continuación aparece el nombre del profesor supervisor y codirector, si lo hubiere. El asesor y el coasesor (si corresponde) deben proporcionar una dirección de correo electrónico válida. Finalmente, el nombre de la institución educativa aparece en mayúsculas y negrita, también en tamaño 11. El resto del proyecto se presentará en letra tamaño 12, alineación justificada, incluido el resumen. El resumen y las palabras clave deberán presentarse, posteriormente, en español.

Palabras clave: Investigación. Ciencias. Guía. Justo. (de tres a cinco, separados por un punto).

INTRODUÇÃO

A introdução de um trabalho de pesquisa deve transmitir ao leitor uma compreensão sobre o que motivou o estudo, sobre quais elementos justificam a investigação do tema. Deve expressar de forma nítida qual ou quais problemas de pesquisa serão investigados, bem como os objetivos que se tem com a investigação. A introdução deve conter os seguintes elementos:

a) contextualização/temática/cenário/justificativa da pesquisa: explicar de onde surgiu a ideia da pesquisa, mostrar porque a pesquisa é importante, o que ela tem de inovador.

b) apresentação do problema de pesquisa: transcrever o(s) problema(s) que está(ão) na base da pesquisa e que serão resolvidos com ela.

c) apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos: os objetivos ajudam a entender o que se pretende com a investigação. Mostram também as etapas que a pesquisa percorrerá e indicam metas que se pretende alcançar com o desenvolvimento do estudo.

Em termos de formatação, cada grupo tem liberdade para escrever a introdução separando o texto por itens, ou escrevendo um único texto. Mas os tópicos acima devem obrigatoriamente constar no decorrer da introdução, a qual deve conter um máximo de 500 palavras.

A introdução é elemento obrigatório na fase 1 e, também, na fase 2. Sugere-se que, após aprovação do trabalho na fase 1, este item não seja alterado. Porém, se alguma alteração for necessária solicita-se que seja indicada nitidamente.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Nos fundamentos teóricos deve-se mostrar os alicerces da pesquisa. É necessário discorrer sobre os conhecimentos científicos já produzidos na área. Afinal, mesmo uma pesquisa completamente inovadora tem como ponto de partida aspectos da ciência que já foi produzida, inventada por outros cientistas.

Em termos de formatação, cada grupo tem liberdade para estruturar seu texto dos fundamentos teóricos, mas citações devem ser padronizadas pelas normas ABNT. Os fundamentos teóricos devem conter um máximo de 500 palavras.

Os fundamentos teóricos são elemento obrigatório na fase 1 e, também, na fase 2. Sugere-se que, após aprovação do trabalho na fase 1, este item não seja alterado. Porém, se alguma alteração for necessária solicita-se que seja indicada nitidamente.

ASPECTOS METODOLÓGICOS

Toda a pesquisa científica precisa ser reprodutível, ou seja, cientistas de todos os lugares do mundo precisam conseguir repetir a pesquisa e reproduzir (ou tentar reproduzir) os dados obtidos. Para que isso seja possível, é necessário descrever em detalhes como a pesquisa foi feita. Quais caminhos foram seguidos, quais escolhas foram tomadas, quais experimentos foram realizados (quando for o caso), quais instrumentos foram empregados na coleta de dados. Nesse sentido, nos aspectos metodológicos deve-se apresentar como a pesquisa foi feita, quais métodos e instrumentos/experimentos foram empregados. Indicar também se a pesquisa é qualitativa, quantitativa ou mista.

Quando a pesquisa envolve animais e/ou seres humanos, é fundamental que sejam observadas as orientações sobre ética na pesquisa, disponibilizados pela FIciências. Os aspectos metodológicos devem conter um máximo de 500 palavras.

Em termos de formatação, cada grupo tem liberdade para estruturar seu texto dos aspectos metodológicos, sendo este item obrigatório na fase 1 e, também, na fase 2. Sugere-se que, após aprovação do trabalho na fase 1, este item não seja alterado. Porém, se alguma alteração for necessária solicita-se que seja indicada nitidamente.

RESULTADOS DA PESQUISA

Depois de mostrar, na metodologia, como a pesquisa foi realizada, cabe descrever os resultados obtidos com a investigação. Esses resultados devem ser discutidos e articulados com as demais etapas da pesquisa.

Sabe-se que, na fase 1 da FIciencias, nem sempre os resultados estarão prontos. Ainda assim, todos os projetos devem informar o que esperam alcançar com sua pesquisa. Aqueles que já tiverem a pesquisa mais encaminhada, podem apresentar neste espaço resultados mais elaborados. Os que ainda não tiverem resultados, devem discursar sobre o que esperam encontrar ao final da pesquisa, fornecendo um panorama do que há por vir na fase 2.

Na fase 2, por sua vez, a equipe deve atualizar este campo, apresentando novas informações e discutindo os resultados finais obtidos. Se não houveram modificações neste campo entre as fases 1 e 2, basta manter aqui o mesmo texto da fase 1.

Em termos de formatação, cada grupo tem liberdade para estruturar seu texto dos resultados da pesquisa. Os resultados da pesquisa devem conter um máximo de 500 palavras.

CRONOGRAMA (exemplo)

Elenquem as atividades que já foram desenvolvidas e as que serão desenvolvidas nas novas fases do projeto. Aqui devem aparecer todas as ações que foram e serão realizadas durante todas as fases do projeto. O período podem ser datas ou intervalos entre as datas de início e fim da atividade.

AÇÃO

PERÍODO/DATA

1. Primeiro encontro do grupo para definir o problema de pesquisa.

10/04/2024

2. Estudo do livro “A memória das flores”, de Fernanda Messenger e definição dos objetivos da pesquisa.

15/05/2024 – 20/06/2024

3. Encontro com idosos no clube de leitura para discutir a obra de Fernanda Messenger

JULHO 2024

 

REFERÊNCIAS

As referências devem ser apresentadas no mesmo padrão das citações (ABNT).

Anexo II

MODELO DE PLANO DE AULA

(Baixe o modelo no Link: Modelo de Plano de Aula)

PLANO DE AULA 

 

O presente documento deverá ser escrito em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5 cm, os textos em vermelho deverão ser substituídos pelo texto do autor. 

 

Nome do(s) autor(es): 

 

Nome da Instituição: 

Ano: Ex. 2024 

Título: Importante para atrair a atenção do leitor, enfatizando a necessidade de refletir os conteúdos e as intenções formativas. 

Público-Alvo: Qual o público a ser aplicada a sequência didática. 

Conteúdos: Paute-se nos documentos norteadores do ensino, como BNCC e Currículo AMOP, e descreva quais são contemplados com seu plano de aula. 

Objetivos: Os objetivos propostos devem ser passíveis de serem atingidos e compreendidos por uma sequência adequada para os estudantes, e verificado por meio de avaliação. 

Palavras-chave: São termos ou frases específicas que resumem o conteúdo principal servem para representar os tópicos essenciais, assim facilitando a busca. 

Tempo Estimado: Duração do tempo da atividade proposta. 

Recursos: Liste todos os materiais, equipamentos ou tecnologias para o desenvolvimento da sequência didática. 

Metodologia: Descreva as estratégias de ensino que você planeja utilizar, como palestras, discussões em grupo, atividades práticas, demonstrações, entre outros. 

Contextualização: Apresente uma breve introdução que conecte a aula aos conhecimentos anteriores dos alunos e explique a relevância do tópico. 

Atividades de aprendizagem: Relatar como se pretende fazer a aplicação da atividade fase a fase. Para tanto pode-se fazer uso de imagens, vídeos e/ou áudios. Faça uma exposição detalhada das atividades específicas planejadas para os alunos durante a aula, destacando como essas atividades contribuirão para alcançar os objetivos propostos 

Avaliação: A avaliação deve estar intrinsecamente ligada ao conteúdo que se deseja ensinar, alinhando-se aos objetivos e aos temas delineados na elaboração da sequência didática. Nesse contexto, é crucial apresentar de que maneira você pretende avaliar o aprendizado dos alunos, abordando tanto métodos formativos quanto somativos. 

Recursos didáticos: Referências que serão utilizadas no desenvolvimento da atividade proposta, livros, textos, vídeos, obras, citações, jogos etc. 

Adaptações para necessidades específicas: Considere a inclusão de estratégias ou adaptações para atender às necessidades de diferentes tipos de alunos. 

Cronograma: Estabeleça uma sequência lógica de atividades, garantindo que haja tempo suficiente para cobrir todos os tópicos planejados. 

Anexo III

MODELO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA

(Baixe o modelo no Link: Modelo de Relato de Experiência)

Relato de Experiência 

 

O relato de experiência é uma narrativa que descreve de maneira detalhada uma vivência ou situação específica. Sua apresentação pode ser efetuada por meio de uma redação narrativa/dissertativa ou um vídeo, este último com duração de até 10 minutos. No caso da redação, a extensão deve ter no mínimo 1 (uma) e no máximo 2 (duas) laudas, seguindo a formatação em Arial 12, com espaçamento de 1,5. 

Quando optar por apresentar a experiência por meio de vídeo, realize o upload do conteúdo em sua nuvem padrão de uso, como o Google Drive, e compartilhe o link no formato de um documento PDF. 

Independentemente do formato escolhido, o relato precisa abranger os seguintes elementos: 

 

  1. Introdução: Contextualize a experiência, fornecendo informações sobre o local, o período e os participantes envolvidos. De modo breve discorra sobre seus objetivos, metodologias e contexto. 

  1. Desenvolvimento: Apresente os eventos ou etapas da experiência de forma sequencial, detalhando as ações, as reações e as interações ocorridas. 

  1. Resultados: Descreva os resultados obtidos durante a experiência, destacando conquistas, desafios enfrentados e qualquer descoberta relevante. 

  1. Relato dos alunos: Entreviste seus alunos a fim de descobrir como foi a experiência do ponto de vista deles. 

  1. Discussão: Análise e interprete os resultados, relacionando-os aos objetivos iniciais e discutindo implicações práticas ou teóricas. 

  1. Lições aprendidas: Compartilhe as principais lições aprendidas durante a experiência, incluindo insights pessoais ou profissionais. 

  1. Reflexão crítica: Faça uma reflexão crítica sobre a experiência, considerando o que funcionou bem, o que poderia ser melhorado e possíveis aplicações futuras. 

  1. Considerações finais: Apresente uma conclusão que resuma os principais pontos discutidos e destaque a relevância da experiência. 

 

Anexo IV

MODELO DE BANNER

Acesse aqui

Pular para o conteúdo